Michaela Fregonese
Michaela Fregonese é uma das maiores Big Riders (surfista de ondas grandes) do Brasil e do mundo. Nascida em Curitiba (PR), ela iniciou sua trajetória no mar ainda na adolescência e, ao longo dos anos, especializou-se em ondas gigantes, segmento que exige alto nível técnico, coragem, preparo físico e conhecimento profundo de oceanografia.
Ao longo da carreira, Michaela acumulou conquistas expressivas. Em 2025, entrou para a história ao vencer dois dos principais prêmios do Big Wave Challenge, considerado o “Oscar do surfe de ondas grandes”: Onda do Ano e Maior Onda do Ano na categoria feminina, por uma performance registrada em Jaws, no Havaí, um dos picos mais desafiadores do planeta.
No cenário nacional, Michaela já havia sido destaque ao conquistar o prêmio Onda do Ano no Brasil em 2020, por uma surfada no Farol de Santa Marta, em Laguna (SC), consolidando seu nome entre as big riders mais consistentes do país. Em 2021, também protagonizou um feito histórico ao se tornar a primeira mulher a surfar a onda conhecida como Avalanche, no Espírito Santo.
Atualmente, Michaela Fregonese mora no Rio de Janeiro (RJ), onde mantém sua base de treinos. Sua preparação envolve sessões em ondas de grande porte, treinamento físico específico, apneia, leitura de swell e planejamento de segurança, além de viagens frequentes para temporadas internacionais.
Há anos, Michaela faz parte do time Brazinco, utilizando proteção solar adequada para longos períodos de exposição ao sol durante treinos e sessões que podem durar várias horas em condições extremas. O Brazinco acompanha sua rotina no mar, oferecendo cuidado e proteção essenciais para atletas de alto rendimento em esportes aquáticos.